domingo, 27 de setembro de 2009

Tensão pré-casamento!?!?!?

O dia vai chegando e o estresse chega junto. Vestido, cabelo, festa, convidados… A ansiedade ronda a noiva. Junto dela, a pergunta que não quer calar:
" Será que tudo vai dar certo"?????

Tensão pré-casamento?

Sim, pode acreditar, ela existe e está sempre à espreita de noivinhas excessivamente cuidadosas, demasiadamente meticulosas e, portanto, constantemente preocupadas. Mas como saber se uma noiva sofre ou não dessa tensão? Só a experiência pode dizer. De uma maneira geral, o número de providências a serem tomadas nessa fase é tão grande que pode predispor a noiva a uma expectativa descontrolada. Essa expectativa seria a grande causa da tensão. Algumas cerimonialistas, tem opinões sobre este assunto: – Não sei o que acontece na cabeça de certas garotas, mas o dia do casamento vai chegando e elas ficam meio doidinhas. De repente, começam a achar que tudo está errado, tipo: “Garanto que a decoração da igreja não vai ficar pronta...” “E se cair um temporal bem na hora da recepção?” “Será que música ao vivo não seria mais chic?...” Em suma: ela cria tantas variantes que fica impossível concluir alguma coisa. Ana Paula Figueiredo cerimonialista, é outra que sabe muito do assunto: – Um item certo que ajuda a criar tensão é a lista de convidados, porque a festa é paga “por presença”. Então, se você contrata um serviço para 400 pessoas e aparecem apenas 300, há uma despesa inútil com o bufê, além de uma certa decepção pelas ausências. Elas querem que todos a vejam casando. Noivas tendem a se preocupar muito com essa questão, e isso é até compreensível, mas não a ponto de gerar uma crise… Ana Paula sempre estimula as noivas a adotarem um serviço de confirmação ativa. – Às vezes contratamos uma pessoa apenas para telefonar a cada convidado e saber com certeza se ele atenderá ou não ao convite. Com as confirmações o estresse diminui. Pelo que já observei, a preocupação com a festa muitas vezes é maior do que com a cerimônia religiosa em si. O casamento está valendo mais pelo social do que pelo religioso.

O VESTIDO, O VESTIDO!!!!!

Não dá pra enganar: o vestido é sempre o x da questão. Mais do que uma simples roupa, o vestido, a grinalda (ou véu), o buquê e os sapatos são elementos de um quadro altamente simbólico que pertence ao universo exclusivo da noiva. É em torno do vestido que repousa todo o equilíbrio emocional daquela que vai casar. Mas quem sabe sobre isso? As estilistas, sem dúvida. São elas que dão forma a esse sonho de elegância que toda noiva tem. As estilitas criam modelos exclusivos para noivas há anos e convive com essa inquietação permanentemente: – A questão é que todos querem ver a noiva, por isso o vestido é importante. E ela não quer ser apenas vista – quer ser admirada. Quer sentir- se a mais bela, quase uma divindade. Se a noiva estiver em paz com o vestido qualquer tensão acaba. O dia-a-dia com a noiva a faz íntima de suas dúvidas não só quanto ao vestido, mas quanto à cerimônia e a festa em geral.– O estresse as estilitas detectam quando vêem as garotas, por exemplo, falarem no celular com pessoas relacionadas ao casamento. Elas se tornam impacientes, às vezes agressivas, confusas, sem saber exatamente o que querem...Ficam tensas e muito perturbadas nessas horas. Estão certas de que alguma coisa errada vai acontecer, mas não sabem bem o que, nem quando, nem onde. Essa apreensão cria realmente uma grande ansiedade. Qual o remédio?– Inspirar segurança no vestido, na beleza. Por isso a maioria das estilistas marcam muitas provas antes de fechar definitivamente o trabalho. Eu descobri uma coisa, sabe? Estilista é confidente. Ela sabe mais que qualquer outra pessoa do mundo da noiva. É com a estilista que a noiva divide suas dúvidas. Estou engordando? Estou muito magra? Que maquiagem você acha que eu devo usar no dia? Acho que vou cortar o cabelo. Não, acho que vou tingir. Droga, ainda não decidi sobre o buquê... Stella Fischer, estilista, já se habituou a viver o papel de psicóloga de noivas à beira de ataques de nervos. Mas Stella vê a questão mais cientificamente: – Garotas muito jovens são mais propensas a produzir extravagâncias que complicam tudo, tanto a cerimônia quanto a festa. Ela parece que vira criança outra vez, deseja o impossível e não se conforma se o desejo não pode ser realizado. Entra em crise. Quer colinho. E é a estilista quem dá o colinho? – Às vezes é. A estilista cumpre uma função, digamos, psicológica, dentro desse quadro. Quando a noiva se sente insegura com o projeto do casamento, eu chamo a atenção para o vestido, para a beleza dela, para o momento importante que aquilo tudo representa. O centro das atenções está voltado para ela e somente para ela. Padre, festa, música, brindes... – tudo vem depois dela. Quando ela compreende isso, então a coisa volta ao normal. A equação é a seguinte: você ama um homem e esse homem te ama. Vocês vão se casar – o que mais importa? Fique linda e esqueça o resto, garota! Puxa, isso é um ótimo conselho. E funciona? – Só funciona. É batata.


TERCEIRO ATO... A MÃE!!!!

Este item não dá pra esquecer: a mãe da noiva. Em muitos casos, aí está a grande fonte da tensão de toda a história. Ana Cristina esclarece: – Existe uma regra geral: toda noiva traz uma mãe junto. E a mãe, em muitos casos, acaba “contaminando” a filha com exigências que estão fora do projeto. Quando planejo um casamento, tento buscar nos noivos as características mais evidentes da personalidade de cada um. Isso define o formato da cerimônia, o pique da festa, o estilo do jantar etc. Mas muitas vezes a mãe tenta impor idéias que ela viu em outros casamentos, ou mesmo idéias próprias que conflitam com o que os noivos desejam. Aí dá um nó na cabeça de todo mundo. A noiva deve sempre decidir segundo a sua vontade. A noiva e o noivo, claro. Noivo participa do pré-casamento? – Participa, claro. Noivo moderno participa. Quer dizer: ele não fala nada, mas tá lá presente nas reuniões. Geralmente apóia o que fica estabelecido. E, afinal, a roupa dele é a mais fácil de se decidir. (Risos.) E a mãe do noivo? – Hem? Mãe do noivo? Desculpe, mas essa personagem quase não aparece. Claro, ela estará lá na igreja, do lado do altar, é parte importante da cerimônia, mas... Sinceramente: mãe basta uma né? Finalmente o dia chega. As tensões milagrosamente acabam, a igreja está lotada, a recepção tem gente saindo pelo ladrão, todos se abraçam, todos dançam, todos comemoram. Para falar a verdade, em última análise, a tensão pré-casamento parece que também faz parte desse brinquedo.


Publicada por www.seuevento.net/vale-dos-sinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário